Autorizar circulação de cargas em veículos especiais

O que é
É necessário obter a Autorização Especial de Trânsito (AET), nas seções administrativas das Coordenadorias Regionais da entidade que estão listadas abaixo, para transportar cargas em veículos do tipo rodotrem, bitrem, tritrem, treminhão e outros, nas rodovias de Minas Gerais.

Além de multas, os veículos e as cargas estão sujeitos a apreensão caso o motorista não esteja com a devida documentação. Há uma relação de documentos básicos para a obtenção da AET, listados abaixo. É necessário, ainda, consultar legislação e documentação específicas para cada tipo de veículo no Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), com informações em link relacionado abaixo.

Quem pode utilizar este serviço?
Todo cidadão habilitado para transportar veículos superdimensionados. Empresas prestadoras de serviços e aquelas que desejam contratar este serviço e tenham interesse em conhecer a legislação.

Etapas para realização deste serviço

(1) Obter Autorização para circulação de cargas em veículos especiais - AE
Clique aqui para acessar o manual de obtenção de Autorização para circulação de cargas em veículos especiais - AET.

São documentos básicos:

• Razão Social da empresa solicitante (cópia).

Para pessoa física:

• CPF (cópia) e Carteira de Identidade (cópia);
  • Procuração, em papel timbrado da empresa, para retirar a documentação junto ao DEER/MG (não precisa reconhecer firma);
  • Nota Fiscal, catálogo ou outros documentos que especifiquem a carga a ser transportada (original);
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRVL) - cópia;
  • Relação das rodovias e itinerários a serem percorridos com as respectivas distâncias.

Valor: Sob consulta.

Canais de Prestação
Fale conosco.

155, opção 6

Quanto tempo leva?
O serviço é on line.

Dúvidas frequentes
Clique aqui para acessar as dúvidas frequentes.

Unidades onde o serviço é prestado:
Sede do DEER/MG ou nas Coordenadorias Regionais do DEER/MG
Clique aqui para cadastrar-se e realizar a solicitação da AET.